Trabalho de Equipa

Picture
   Os Cuidados Paliativos envolvem uma equipa multi e interdisciplinar. Uma vez que este tipo de cuidados promove uma abordagem global do sofrimento dos doentes e um apoio às suas famílias, profissionais de diversas áreas têm de trabalhar em conjunto, como uma equipa, pelo bem-estar e qualidade de vida do doente e sua família até ao fim.

Para que este trabalho multidisciplinar seja possível, o modelo organizacional deve ser baseado na quebra de hierarquias técnicas. Uma equipa de Cuidados Paliativos é acima de tudo um grupo de profissionais com conhecimentos, linguagens e experiências diferentes, cada um avalia a sua área, mas com um objectivo, uma missão comum, com a atenção focada no doente.

trabalho de equipa é fundamental, pois um trabalho multidisciplinar é muito mais rentável e eficiente. Ocorre a formação e o aperfeiçoamento de competências, um apoio mútuo, reconhecimento, e partilha de experiências e de decisões difíceis.

Contudo existem várias dificuldades e desafios associados ao trabalho de equipa, entre eles inevitavelmente acabam sempre por surgir conflitos numa equipa de profissionais altamente capacitados e motivados, sendo um dos grandes desafios do trabalho de equipa gerir os conflitos de uma forma construtiva e criativa. Mas existem ainda outras estratégias específicas para atenuar ou mesmo acabar com estas dificuldades e desafios. Como a existência de um plano individual de cuidados, missão e objectivos bem delineados, reuniões de ventilação de sentimentos, e reuniões para discussão de casos, onde acima de tudo se pretende encontrar respostas adequadas.