O que são os Cuidados Paliativos?

Os Cuidados Paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doenças incuráveis em fases avançadas e rapidamente progressivas.
Consistem no controlo activo dos sintomas, de modo a promover, tanto quanto possível, o bem-estar e a máxima qualidade de vida aos doentes. Consistem não só num alívio físico mas também num apoio psicológico, espiritual e emocional. Não só ao nível dos doentes, mas também ao nível das famílias, e pessoas mais próximas, sendo ainda cedidos no período de luto.
O objectivo dos Cuidados Paliativos não é apressar nem adiar a morte, é apenas minimizar o sofrimento do doente e das pessoas que lhe são próximas
.

Este tipo de cuidados implica o envolvimento de uma equipa muito diferenciada, nelas trabalham em sintonia médicos, enfermeiros, auxiliares de acção médica, psicólogos, assistentes sociais, assistentes espirituais e voluntários. O cancro, a sida e doenças neurológicas graves e rapidamente progressivas são doenças que implicam frequentemente Cuidados Paliativos.

Para saberes mais sobre o tema recomendamos a visualização do excerto da seguinte reportagem.