Princípios e Fundamentos

Picture
Os Cuidados Paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doenças prolongadas, incuráveis e progressivas. Consistem na prevenção e no controlo activo dos sintomas, de modo a promover tanto quanto possível, o bem-estar e a máxima qualidade de vida aos doentes. Consistem não só num alívio físico, mas também num apoio psicológico, espiritual e emocional (os Cuidados Paliativos abrangem 5 sectores, o sector físico, o psicológico, o emocional, o espiritual e o social). Têm em conta necessidades e não apenas diagnósticos ou prognósticos.
Os Cuidados Paliativos têm ainda a preocupação de abranger as necessidades das famílias e outros cuidadores, prolongando-se pelo período de luto. Nestes cuidados ao doente está sempre associada a família, não se consideram realidades distintas. Os Cuidados Paliativos integram-se no Sistema de Saúde, não sendo cuidados menores neste sistema. E aceitam a morte como um processo natural, não pretendendo provocá-la nem atrasá-la.
Os Cuidados Paliativos não são apenas prestados em Unidades de Internamento específicas, instituições de cuidados de longa duração, mas também no domicílio. Muitas pessoas, inclusivé, preferem permanecer em casa, e nela falecer. Além disso existem determinados parametros / critérios para o internamento.
Como os Cuidados Paliativos promovem uma abordagem global e holística do sofrimento dos doentes, assentam em vários sectores, implicam o envolvimento de uma equipa multidisciplinar, tornando-se fundamental o trabalho de equipa.